sábado, 8 de fevereiro de 2014

Como cozinhar polvo


A primeira experiência que tive tentando preparar polvo não foi muito boa. Segui uma receita feita na panela de pressão que ficou muito ruim. Fiquei anos traumatizada, pois amo polvo e saber fazer em casa facilitaria minha vida, já que em Florianópolis, onde moro, comprar frutos do mar é bem acessível.

Passados anos comendo o polvo dos outros, resolvemos (eu e o maridão) tentar novamente. Nessa vez, pedimos a ajuda de um profissional: um amigo sushiman!

E o preparo é tão fácil que chega a dar aquela revolta de não ter tentado antes novamente!! Mas, como sou boazinha, vou compartilhar com vocês o modo de preparo. Vamos lá?

Modo de preparo:
Eu compro o polvo já limpo e sem cabeça. Lave bem e passe levemente a faca na membrana que fica entre os tentáculos, até chegar na carne. Em uma panela grande coloque água, um vidro pequeno de molho de soja (Shoyu) e meio limão cortado com casca e deixe ferver.

Enquanto isso separe uma vasilha com água gelada e gelo.

Coloque o polvo na água fervendo e deixe cozinhar por dez minutos contados no relógio. 

Tire da panela quente e interrompa o cozimento com o choque térmico, colocando o polvo na vasilha com água e gelo. Esse processo é muito importante para manter a maciez da carne. Se a água esquentar, deixe o polvo sob água corrente até que ele esteja frio.

Seu polvo está pronto para virar sashimi, ceviche ou salada! Se você for usar em receitas que vá ao forno novamente, cozinhe por apenas oito minutos. Ai temos uma infinidade de possibilidades: arroz de polvo , polvo laqueado, risoto de polvo e muito mais!

Foto: Blog Gastromaníacos ®

2 comentários:

  1. Ainda bem que minha prima é boazinha e compartilhou! Tenho acesso a frutos do mar aqui em Macaé e vou fazer com certeza! Valeu Fe! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Boa Quinha! E quando fizer, tire uma foto e me mande para compartilhar aqui! Bjos Fernanda

    ResponderExcluir